Sistema de proteção de pessoas da Linde Material Handling
Anjo da guarda em corredores estreitos
Nos armazéns de corredores estreitos, é necessário garantir o máximo desempenho e altura em espaços muito limitados. Isto significa os mais elevados requisitos para cada processo de transporte. Os empilhadores para corredores estreitos da Linde Material Handling superam este desafio com facilidade e movimentam até 40 paletes por hora. Um dos fatores que torna isso possível é a capacidade dos equipamentos de elevar a carga e acelerar simultaneamente. Estes movimentos diagonais permitem-lhes atingir velocidades máximas, mesmo a vários metros de altura.
Mas é precisamente esta dinâmica que acarreta riscos específicos: a visibilidade do operador é frequentemente limitada e os obstáculos ou as pessoas passam facilmente despercebidos. Por esta razão, a norma alemã DIN 15185-2 estabelece medidas especiais de proteção para pessoas em corredores estreitos.
A solução ideal é o sistema de proteção de pessoas (PSA) da Linde Material Handling. O sistema de segurança deteta com fiabilidade as pessoas em corredores estreitos e, se necessário, intervém diretamente no comportamento de condução do equipamento de movimentação de cargas. Desta forma, é possível prevenir acidentes, garantir a segurança jurídica dos operadores do armazém e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade na movimentação de mercadorias.
Segurança através de scanners a laser
O sistema de proteção de pessoas oferece uma proteção fiável graças à mais moderna tecnologia a laser. A parte dianteira e traseira dos equipamentos estão equipadas com scanners a laser altamente sofisticados, os quais monitorizam permanentemente o ambiente de trabalho em ambas as direções. Os raios infravermelhos utilizados permitem detetar pessoas e objetos num raio de até nove metros.
O conceito de segurança escalonado do sistema de proteção de pessoas dispõe de uma zona de segurança e duas zonas de alerta, que podem ser adaptadas individualmente à situação no armazém. Se o empilhador para corredores estreitos se aproximar de uma pessoa, o PSA reduz primeiro a velocidade. Se forem detetadas pessoas na zona de segurança diretamente à frente do equipamento, este para de forma rápida e segura. Esta arquitetura de segurança em várias fases garante uma travagem particularmente suave. Para garantir uma segurança adicional, é possível ativar um sinal acústico para cada zona de alerta.
Superar qualquer situação com confiança
Se o equipamento parar num corredor devido à presença de uma pessoa, basta pressionar o botão de desbloqueio. Desta forma, o percurso pode ser rapidamente retomado assim que a pessoa já não estiver a bloquear o caminho. Se o equipamento parar fora do corredor, o operador tem duas opções para retomar o percurso: ou prime o botão de desbloqueio ou aciona a alavanca de acionamento para dar o sinal para retomar a marcha.
Segurança constante em todo o lado
O sistema de proteção de pessoas também garante a segurança fora das filas de estanterias, por exemplo, ao alternar entre corredores ou em áreas exteriores. Se o sistema de segurança detetar pessoas na via de circulação, reduz automaticamente a velocidade do equipamento ou, se necessário, para-o. Para o efeito, pode ser utilizado um dos dois campos de aviso, que pode ser ajustado individualmente à largura e comprimento pretendidos.
Disponível para estes equipamentos
A combinação perfeita
Para garantir a máxima segurança em corredores estreitos, o sistema de proteção de pessoas pode ser complementado com soluções de segurança adicionais da Linde MH. Uma extensão ideal é o Assistente de segurança do corredor (GSA). Este adapta a velocidade de marcha às irregularidades do piso e limita a altura de elevação se existirem obstáculos, como vigas secundárias, na via de circulação.