Reparação e Manutenção

Tudo para uma frota eficiente
Técnico de assistência da Linde no empilhador

Para que os empilhadores, stackers e outros equipamentos de movimentação de cargas auxiliem de forma eficiente os processos operacionais, eles têm, sobretudo, de estar permanentemente disponíveis. Para este fim, a Linde Material Handling ajuda-o com os seus serviços de manutenção e reparação. Os nossos técnicos de assistência altamente qualificados garantem o cumprimento dos intervalos de manutenção e realizam, de forma rápida e fiável, a manutenção e a reparação de mais de 300 tipos de equipamentos.

Desta forma, paralelamente à máxima disponibilidade dos equipamentos e frotas, as empresas asseguram também a segurança no trabalho. Ao mesmo tempo, graças às manutenções regulares, os custos operacionais descem e o valor de revenda dos empilhadores, stackers e outros equipamentos de movimentação de cargas aumenta. Dependendo dos requisitos específicos do cliente, a Linde disponibiliza pacotes de serviços adaptados, desde a reparação a curto prazo até ao contrato de assistência completo.

A extensa rede de assistência técnica com cerca de 8500 técnicos em todo o mundo garante a proximidade do cliente. A Linde está à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, os seus empilhadores, stackers e outros equipamentos de tecnologia de armazenamento permanecem eficazes e seguros e o processo operacional é económico e sustentável.

Desempenho

A eficácia e a disponibilidade dos equipamentos de movimentação de cargas são determinantes para a produtividade da sua empresa. Através de manutenção preventiva, reparações rápidas no local e, se necessário, a disponibilização de equipamentos de substituição, a Linde assegura o máximo desempenho.

Segurança

A segurança das pessoas e das máquinas tem máxima prioridade. Com a assistência técnica do fabricante, as empresas reduzem os riscos operacionais e jurídicos. Os técnicos de assistência da Linde conhecem não só as especificações de manutenção, como também as disposições legais em vigor e fornecem documentação de assistência técnica completa.

Custos operacionais

O planeamento preciso de todas as medidas de assistência técnica pelo serviço interno da Linde e o cumprimento dos intervalos de manutenção poupam tempo e dinheiro. Além disso, os técnicos de assistência da Linde reconhecem os primeiros sinais de danos e sabem que medidas preventivas implementar. É assim possível reduzir danos consequentes e evitar reparações desnecessárias. Ao mesmo tempo, a garantia mantém-se e o valor de revenda aumenta.

Sustentabilidade

A sustentabilidade também é importante no serviço de assistência técnica da Linde. Com uma assistência técnica controlada de forma eficiente e intervalos de manutenção tão longos quanto possível, o consumo de recursos é menor. Tal traduz-se em benefícios para as pessoas, o meio ambiente e as empresas.

Técnico de assistência de empilhadores com a sua mala de ferramentas

Serviço de reparação

Colaborador do serviço de assistência técnica de empilhadores ao telefone

Ajuda rápida em caso de danos, desgaste ou necessidades de remodelação

Seja na operação de vários turnos ou em condições operacionais difíceis, os equipamentos de movimentação de cargas são ferramentas de trabalho sujeitas a grandes exigências. Influências extremas do meio ambiente, como na utilização em fundições, entrepostos frigoríficos, na indústria pesqueira ou em setores com grandes cargas de pó, podem acelerar o desgaste. Se uma utilização especialmente intensa ou até um descuido do condutor danificar o equipamento, a Linde Material Handling presta ajuda de forma rápida e fiável – mesmo que não haja um contrato de manutenção. Basta uma chamada para a linha direta de assistência para um técnico se pôr a caminho com as peças de reposição originais necessárias. A densa rede de assistência técnica da Linde garante tempos de resposta curtos e disponibilidade permanente.

Remodelação e reequipamento para necessidades especiais

Não são só as reparações e o desgaste que fazem parte dos desafios do dia a dia da logística. As condições operacionais dos equipamentos de movimentação de cargas podem ser alteradas, por exemplo, devido a novos processos de logística, modificações na infraestrutura do edifício da empresa ou requisitos de segurança e conforto mais rigorosos. Nestes casos, muitas vezes é suficiente uma pequena remodelação ou o reequipamento simples por parte da Linde. Para que a operação continue sem interrupções, mesmo no caso de remodelações maiores, a Linde disponibiliza empilhadores de substituição da enorme frota de aluguer europeia.

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Manutenções regulares

Prevenção para minimizar avarias e custos de reparação

Numa situação ideal, as reparações nos equipamentos de movimentação de cargas não são, de todo, necessárias. Isto porque, à exceção de danos resultantes de acidentes, a maior parte das reparações em equipamentos de tecnologia de armazenamento ou empilhadores provém da sobrecarga contínua, ou seja, de um desgaste perfeitamente normal. Sobretudo as reparações de maiores dimensões podem ser evitadas se o desgaste for identificado atempadamente e, consequentemente, minimizado e prevenido.

Intervalos de Manutenção adequados

Determinar danos e fugas, verificar o sistema de travagem e o sistema de direção, substituir o óleo hidráulico: no âmbito dos respetivos contratos de manutenção, os técnicos de assistência da Linde conseguem descobrir sinais de desgaste atempadamente e tomar as medidas necessárias. Os intervalos de manutenção são definidos de acordo com as especificações do fabricante e, em caso de cargas mais elevadas, adaptados de forma específica ao equipamento. O serviço de assistência técnica da Linde coordena os prazos de manutenção com os controlos de segurança regulares, como, por exemplo, o controlo dos gases de escape. Desta forma, as empresas cumprem também, numa única etapa, os requisitos legais.

Verificação completa graças ao mais moderno diagnóstico

Graças a uma eficiente tecnologia de comando como a que conhecemos da indústria automóvel, é possível analisar os equipamentos de movimentação de cargas de forma rápida e fiável. Paralelamente à manutenção regular, o técnico de assistência da Linde também pode sugerir medidas preventivas de forma a evitar custos com avarias inesperadas e reparações a curto prazo.

Com as manutenções regulares, garante-se que todos os empilhadores permanecem operacionais a longo prazo e que os períodos de inatividade e os custos de reparação diminuem.

Assistência completa

Serviço abrangente e sem complicações: minimizar os riscos de avaria com contratos de manutenção

Quem quiser ter tão pouco trabalho quanto possível com manutenções e reparações e desejar, ao mesmo tempo, a máxima disponibilidade possível dos equipamentos, opta por um contrato de assistência completo. Com esta opção, transfere para as mãos profissionais dos colaboradores da assistência técnica da Linde e dos técnicos de assistência altamente qualificados todas as tarefas necessárias, desde o planeamento e a coordenação, passando pela execução profissional, até à documentação completa. Quer se trate de prazos de manutenção, reparações, aquisição de peças de reposição ou controlos de segurança, o contrato de assistência completo cobre totalmente todas as medidas de manutenção necessárias.

Aconselhamento do cliente no local

À medida dos desejos do cliente

De entre uma grande variedade de contratos, as empresas podem selecionar o que melhor se adequa aos seus requisitos. Além disso, existem muitas opções que permitem delinear o contrato de assistência completo à medida dos desejos específicos do cliente, por exemplo, tempos de resposta e de reparação definidos, técnicos de assistência permanentes para o acompanhamento das frotas no local ou o acompanhamento de todo o processo de gestão de baterias. Os contratos de assistência técnica completos valem a pena independentemente do número de equipamentos de movimentação de cargas utilizados. Afinal, uma operação sem problemas e custos internos de manutenção e reparação tão reduzidos quanto possível são os fatores cruciais para a rentabilidade de qualquer empresa.

Planeamento perfeito da assistência técnica

Uma manutenção contínua permite reduzir consideravelmente reparações dispendiosas. No entanto, se surgir a necessidade de reparações, a Linde planeia-as atempadamente, tendo em conta o processo de produção, e agrupa as tarefas de assistência técnica de forma adequada, para reduzir os períodos de inatividade a um mínimo. É assim possível coordenar os trabalhos de manutenção regulares com os controlos especificados por lei, por exemplo, a verificação FEM 4.004 exigida em toda a Europa. Reduzem-se também desta forma os períodos de inatividade e os custos.

Síntese das vantagens da manutenção do fabricante

  • Disponibilidade e desempenho máximos dos equipamentos
  • Reconhecimento antecipado de danos iminentes
  • Consequente minimização de riscos de segurança
  • Exclusão assegurada de reparações desnecessárias e de danos consequentes
  • Custos previsíveis e transparentes para a manutenção e assistência técnica
  • Cumprimento assegurado das condições de garantia
  • Cumprimento garantido das disposições legais
  • Documentação de assistência técnica fiável
  • Aumento significativo do valor de revenda dos equipamentos

Verificação antes de iniciar o trabalho

Os condutores de empilhadores de uma empresa podem também contribuir de forma simples, mas importante, para uma operação perfeita. Pois se os condutores verificarem os seus equipamentos de movimentação de cargas antes de iniciarem o trabalho, contribuirão não apenas para a segurança, como também para a manutenção do estado operacional ideal dos equipamentos. Encontra aqui um resumo de todas as verificações necessárias para os empilhadores elétricos e para os empilhadores com motor de combustão interna.

Estrutura do equipamento e chassis

  1. Verificar a fixação do mecanismo de ajuste da coluna de direção
  2. Verificar o estado do posto de condução e do cinto de segurança pélvico: fixação, desgaste excessivo, danos
  3. Verificar pneus e jantes: piso, danos externos, pressão de ar
  4. Verificar o acionamento de marcha e a direção: comando sensível, execução imediata das ordens de condução
  5. Testar o sistema de travagem e o travão de mão
  6. Verificar o nível de enchimento do lava para-brisas

Motor/bateria e carregadores

  1. Diesel: verificar o nível de combustível, não encher em excesso
  2. Gás propulsor: verificar o nível de enchimento. Verificar o posicionamento correto da consola do depósito de gás propulsor
  3. Gás propulsor: executar um controlo visual e de odores
  4. Verificar o nível do óleo do motor, ter cuidado no caso de temperaturas elevadas
  5. Verificar o nível do líquido de refrigeração, nunca a temperaturas elevadas
  6. Verificar a existência de fugas no empilhador
  7. Bateria e carregadores

    1. Verificar o estado da carga da bateria
    2. Verificar o nível de eletrólito e, se necessário, encher com água destilada
    3. Verificar se os polos da bateria estão apertados, limpos e lubrificados
    4. Verificar as ligações da bateria e do carregador

Sistema hidráulico e líquidos

  1. Verificar o nível do óleo do sistema hidráulico
  2. Verificar a existência de fugas no empilhador (inspeção visual), por exemplo, acionamento de marcha, direção, função de elevação

Sistema elétrico

  1. Verificar o sistema elétrico, por exemplo, iluminação, piscas, sistemas de alerta, limpa-para-brisas
  2. Equipamentos de movimentação de cargas com LSP e equipamentos acessórios: assegurar a seleção correta do equipamento acessório no LSP

Sistema de recolha de carga

  1. Verificar os garfos dos empilhadores e os mecanismos de fixação dos garfos: montados de forma correta, sem danos
  2. Verificar o funcionamento devido dos acessórios. Respeitar o manual de instruções do fabricante.

A verificação pré-operação eletrónica

Se os seus condutores possuírem um smartphone, poderá ajudá-los nos controlos de segurança diários com a aplicação “pre-op check” da Linde Material Handling. Com ela, os seus condutores conseguem verificar muito facilmente, com um smartphone ou um tablet, se o empilhador está em condições de ser conduzido. Em vez de utilizar um formulário em papel, o colaborador de logística responde às questões sobre o estado do equipamento no ecrã tátil. Só quando a verificação tiver sido concluída com sucesso é que será possível colocar o empilhador ou o equipamento de tecnologia de armazenamento em funcionamento. Uma medida tão simples quanto eficaz para conseguir mais segurança e desempenho.

Encontra mais informações e a aplicação aqui